Total de visualizações

O drama do descartável

Toda vez que alguém descarta o copinho,a fralda, a embalagem, isso vai ser enterrado em algum lugar. Os lixões e aterros sanitários estão transbordando. O descartável - literalmente - não cabe mais neste planeta.

Vidro
Papel
Plástico
Não-reciclado: O tempo que leva para desintegrar 10 mil anos 4 semanas 450 anos
Reiclado: O que se economiza economia de areia e energia economia de árvores e energia economia de petróleo e energia

Alumínio
Lata

Não-reciclado: O tempo que leva para desintegrar 500 anos 100 anos
Reciclado: O que se economiza economia de minério e energia economia de minério e energia

         Baterias de celular, lap-top, relógio e pilhas em geral -as chamadas baterias alcalinas -são altamente tóxicas, e um perigo quando jogadas no lixo. Este ano o Conselho Nacional do Meio Ambiente aprovou uma resolução que responsabiliza os fabricantes pelo destino final desses produtos, que podem ser reciclados. Os fabricantes têm um ano para se adequar à norma. "O invólucro das baterias vira sacos plásticos e similares, e as partes internas são usadas na fabricação de corantes", explica Fátima Santos, gerente da Suzaquim, única empresa que faz essa reciclagem hoje no Brasil.

 
Do lixo à luz
Em Madri, capital da Espanha, 50 mil pessoas recebem energia elétrica gerada a partir da reciclagem do lixo. Na Universidade de São Paulo, o projeto USP Recicla ensina a fazer a "compostagem", receita que junta restos a um pouco de terra do jardim, vaso ou floreira, e que com cuidados simples leva à formação de adubo.

Fonte: http://www.revistaecologico.com.br/materia.php?materia=MTk=

Um comentário:

  1. A quantidade de rejeitos aumentam a cada dia, e a necessidade das pessoas em viver com bem estar os induzem a se tornar mais consumistas, e o resultado disso é o acumulo de mais rejeitos.

    Mas a pior parte é a falta de informação e conscientização das pessoas. As empresas precisam começar a investir mais na conscientização do consumo, na divulgação de formas de como reutilizar e aproveitar o que rejeitamos diariamente.

    O Brasil precisa começar investir em novas formas de energia geradas através do Lixo, como acontece na Espanha.

    ResponderExcluir