Total de visualizações

FILMES

Urubus têm asas

urubus2

Gênero Documentário
Ano 2008
Duração 15 min
Cor Colorido
País Brasil

A Casa Verde


Um desenhista em crise criativa é pressionado por sua editora a entregar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. Os personagens estão esquematizados, mas a história não evolui.

A ação avança quando um cientista/professor inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão, que cobra pela coleta do lixo na cidade. Ele e sua assistente, Gigi, partem para a vingança. Um dos personagens, Nerd 1, uma criança aluna do cientista, pede ajuda a um avatar que ela mesma criou e passou a chamar de “Eu”. Com a ajuda de dois catadores de lixo, Escova e Sabão, Nerd 1 convence o desenhista de que “Eu” é a heroína perfeita para a história. “Eu” procura um antigo amigo do professor para ajudá-los. Trata-se de Leonardo Del Vinte, um alquimista de quinhentos anos.

A partir daí, o desenhista perde o controle da história e os personagens passam a agir por conta própria. Todos querem salvar o professor das garras de Jordão, impedir que a reciclagem acabe e salvar o meio ambiente da poluição do malvado.

O interessante é, principalmente, o ensinamento que o filme traz para as crianças, que muitas vezes podem ficar confusas com todo esse apelo para cuidar do planeta. É didático, objetivo e, além de tudo, divertido. Não é chato, pois cita apenas uma faceta da questão ambiental: a separação e reciclagem do lixo. Ainda, o universo midiático ao qual a infância atual está cada vez mais conectada, oferece uma comunicação íntima entre o filme e seu público




Lixo Extraordinário


Título original:Waste Land
Gênero:Documentário
Duração:01 hs 30 min
Ano de lançamento:2010
site oficial:http://www.wastelandmovie.com

A era da estupidez





Duração:100 min
Ano: 2009
País de origem: Reino Unido
Site Oficial: www.ageofstupid.net
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1300563



Títulooriginal:The Age of Stupid
Dirigido por:
Gênero:
Status:Digital High Definitio

Efeito Reciclagem



EFEITO RECICLAGEM (Brasil-SP, 2009): Direção: Sean Walsh. 93 min. Documentário.


http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/boletim_mercado_de_trabalho/mt41/09_Eco_Crise.pdf

METODOLOGIA - Matérias relacionadas com o Tema

Filosofia e Meio Ambiente - Educação Ambiental

              As ações humanas estão provocando o aumento do efeito estufa e, desta forma, aquecendo o planeta - toca, direta ou indireta, a vida de todos nós. A economia é afetada porque as mudanças climáticas provocam quebra de safra, já que as plantas dependem de chuvas e temperaturas que agora estão diferentes; a quebra de safra pode provocar ou agravar o problema da fome em muitos locais do planeta; países-ilhas estão literalmente submergindo devido ao aumento do nível das águas dos oceanos; estas pessoas, sem ter onde morar, tornar-se-ão exilados ambientais; muitas espécies de animais estão ameaçadas pois o aquecimento do clima, somado à ação humana, está provocando o desaparecimento de seus habitats. Todos estes problemas, muito sérios, parecem longe de nosso alcance e de solução possível apenas por ações governamentais. Porém não é bem assim, todos temos responsabilidade ambiental e todos nós podemos fazer nossa parte para diminuir os impactos do aquecimento global, cada um de nós pode:

  • Fazer escolhas mais inteligentes nas compras: optando por produtos em embalagens recicláveis e escolhendo aqueles em maior quantidade para diminuir o lixo produzido;
  • Optar por baterias e pilhas recarregáveis, além de mais baratas a médio prazo, elas poupam o meio ambiente, não apenas evitando o lixo, mas também a extração de matéria-prima para sua produção;
  • Boicotar produtos de empresas que não promovem ações de proteção e recuperação do meio ambiente, a internet é uma boa forma de se informar sobre quais são elas;
  • Separar o lixo orgânico do inorgânico e optar pela coleta seletiva. Se na sua cidade [ou bairro] não há coleta seletiva procure uma cooperativa de catadores, além de estar ajudando a preservar a natureza, você estará promovendo a inclusão social através do trabalho destas pessoas;
  • Deixar o carro em casa e ir à padaria, à farmácia, aos correios à pé; ou seja, fazer pequenos percursos a pé: poupa o meio ambiente e ajuda sua saúde;
  • Votar consciente e cobrar dos governantes ações ambientais;
  • Economizar água e luz, poupando os recursos naturais, pois eles são finitos;
  • Conversar com as pessoas, explicando a necessidade de mudar atitudes para preservar o meio ambiente.

            Precisamos nos conscientizar que fazemos parte do meio ambiente, que este não é um todo separado de nós, mas que estamos profundamente conectados a ele e que tudo o que o afeta, de uma certa forma, nos afeta também. A responsabilidade de zelar pelo meio ambiente é de todos, também e principalmente dos governos, que com suas tomadas de decisão pode acelerar ou diminuir os danos ambientais, porém é responsabilidade de cada um dos habitantes deste planeta, pois diz respeito à manutenção de nossa sadia qualidade de vida.


             Quando pensamos o planeta, devemos nos lembrar daquele ditado: "não herdamos a Terra de nossos pais, mas a pegamos emprestada de nossos filhos."

 
             “A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade.”

A variação dos preços do material seletivo no Brasil

            Preços pagos aos materiais coletados seletivamente, em várias cidades do Brasil, têm recebido o acompanhamento do Compromisso Empresarial Pela Reciclagem (CEMPRE), organização que tem trabalhado no incentivo a implantação de projetos de coleta seletiva no Brasil.
            Cada dois meses o CEMPRE emite um boletim eletrônico com material de divulgação da coleta seletiva e sobre a reciclagem realizada principalmente em nosso país, onde além de matérias técnicas, sempre editam uma tabela contendo os preços pagos aos materiais comercializados originários da coleta seletiva. Utilizando esta fonte de dados, transformamos em gráficos a variação dos preços desses materiais desde setembro de 2007.

            Os materiais analisados no boletim do CEMPRE são sempre os mesmos, permitindo a formação de uma longa série histórica, mas as cidades que fornecem as informações variam constantemente. Por isso foi calculada a média aritmética dos valores do preço da tonelada de cada material nas diferentes cidades, independentemente de quantas ou quais cidades forneceram os dados. Depois tendo em mãos o preço médio dos materiais em cada bimestre desde setembro de 2007 até fevereiro de 2009 confeccionamos os gráficos que permitem a avaliação das flutuações dos preços ao longo do tempo.













CONCLUSÕES

        Cada espaço entre dois pontos dos gráficos representa um bimestre. Analisando o penúltimo trecho que corresponde ao primeiro bimestre de 2009, podemos verificar que todos os materiais sofreram desvalorização nesse período, provavelmente devido à crise econômica que vivendo. Além disso, podemos notar uma queda mais gradativa, mas de período mais longo em vários materiais como o papelão, o alumínio e os dois tipos de vidro. Apenas o plástico filme apresenta atualmente um valor mais elevado do que em setembro de 2007. Cabe destacar que tais constatações devem levar em consideração as imensas diferenças existentes entre os preços pagos para a compra dos referidos materiais. O alumínio pode ser encontrado com valores que variam de R$1.500,00 a R$3.500,00 a tonelada.
          Em termos relativos alguns materiais estão com o preço menos da metade do que o preço máximo ofertado no período, como o papelão, as latas de alumínio, as Longa Vidas e as latas de aço. Outras estão atualmente valendo algo em torno de 20 a 30% abaixo do preço máximo, como: plástico rígido, papel branco, vidro e o PET. Sendo que o plástico filme é o único que apresentou um crescimento no valor em torno de 71%.