Total de visualizações

FILMES

1.5 - Urubus Tem Asas

urubus2

Tudo pode ser reciclado. Muito além do lixo; idéias, ações e destinos podem ser adaptados a uma nova realidade. É assim que uma comunidade de caranguejeiros do Rio de Janeiro enfrenta os danos causados pela poluição da cidade, que dia-a-dia acaba com o mangue, sua fonte de sobrevivência. “Urubus Têm Asas” revela como as novas gerações, através de ações inspiradoras, estão modificando seu futuro. A prova de que, com cooperação e consciência ecológica, é sempre possível superar os limites e alçar novos vôos.



Gênero Documentário
Ano 2008
Duração 15 min
Cor Colorido
País Brasil





2.5 - A casa verde

 

Um desenhista em crise criativa é pressionado por sua editora a entregar a história em quadrinhos que está desenvolvendo. Os personagens estão esquematizados, mas a história não evolui.

A ação avança quando um cientista/professor inventa um reciclador de lixo, contrariando os interesses do malvado da história, Jordão, que cobra pela coleta do lixo na cidade. Ele e sua assistente, Gigi, partem para a vingança. Um dos personagens, Nerd 1, uma criança aluna do cientista, pede ajuda a um avatar que ela mesma criou e passou a chamar de “Eu”. Com a ajuda de dois catadores de lixo, Escova e Sabão, Nerd 1 convence o desenhista de que “Eu” é a heroína perfeita para a história. “Eu” procura um antigo amigo do professor para ajudá-los. Trata-se de Leonardo Del Vinte, um alquimista de quinhentos anos.

A partir daí, o desenhista perde o controle da história e os personagens passam a agir por conta própria. Todos querem salvar o professor das garras de Jordão, impedir que a reciclagem acabe e salvar o meio ambiente da poluição do malvado.

O interessante é, principalmente, o ensinamento que o filme traz para as crianças, que muitas vezes podem ficar confusas com todo esse apelo para cuidar do planeta. É didático, objetivo e, além de tudo, divertido. Não é chato, pois cita apenas uma faceta da questão ambiental: a separação e reciclagem do lixo. Ainda, o universo midiático ao qual a infância atual está cada vez mais conectada, oferece uma comunicação íntima entre o filme e seu público



3.5 -Lixo extraordinário

 

Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo

Título original:Waste Land
Gênero:Documentário
Duração:01 hs 30 min
Ano de lançamento:2010


4.5 - A era da estupidez


A era da estupidez" mostra a que ponto chegou a destruição ambiental no mundo e alerta para a responsabilidade de cada indivíduo em impedir a anunciada catástrofe global. Misturando documentário e ficção, o filme é estrelado pelo ator indicado ao Oscar, Pete Postlethwaite, que interpreta um velho sobrevivente no devastado mundo de 2055. Ao analisar cenas das muitas tragédias ambientais ocorridas no início do século 21, ele se pergunta por que os seres humanos não se salvaram quando ainda tinham a chance.

Duração:100 min
Ano: 2009
País de origem: Reino Unido
Site Oficial: www.ageofstupid.net


5.5 - Efeito Reciclagem



Do universo informal da reciclagem, muitas vezes visto como o limite da sociedade, surgiu a tocante história de Sr. Claudinei e sua família. O filme revela o cotidiano destas pessoas que fazem dos materiais recicláveis seu sustento e meio de integração social. Responsável por uma família com mais de 25 filhos, Sr. Claudinei vai rotineiramente ao bairro de Santa Efigênia no centro da cidade, em sua Kombi verde-limão e coleta materiais que podem ser vendidos em depósitos de recicláveis. Por ser freqüentador do bairro há mais de 5 anos, Sr. Claudinei é conhecido por boa parte dos comerciantes e habitantes da região, que muitas vezes lhe entregam não apenas papelão ou plástico, mas também peças velhas de computadores, que também são posteriormente “reciclados” - remontados e vendidos.

Sr. Claudinei e sua família mostram que estimular a reciclagem é mais do que uma simples atitude comercial; é um modo de vida digno e respeitável.

EFEITO RECICLAGEM (Brasil-SP, 2009): Direção: Sean Walsh. 93 min. Documentário.


http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/boletim_mercado_de_trabalho/mt41/09_Eco_Crise.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário