Total de visualizações

BNDES apoiará projetos de coleta seletiva e reciclagem COPA 2014

RIO DE JANEIRO - O BNDES quer aproveitar a oportunidade representada pela Copa do Mundo de 2014 para estimular projetos de coleta seletiva de lixo com inclusão social de catadores de materiais recicláveis. Para isso, o Banco iniciou entendimentos com os ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, com os estados e municípios sedes do torneio e com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. Representantes de cada uma dessas entidades se reuniram na sede do BNDES nesta quinta-feira (30) em oficina de trabalho que começou a mapear oportunidades nesse sentido.

A iniciativa foi uma das ações da Agenda de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014, que está sendo elaborada pelo Ministério do Esporte. Além de utilizar recursos do seu Fundo Social para cooperativas de catadores, o BNDES pode também realizar empréstimos a prefeituras e estados, para elaboração de projetos, e financiar eventuais concessionários de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos. “Pretendemos criar linhas de financiamento com condições especiais para apoiar os municípios nas obrigações da nova lei”, afirmou o diretor da Área de Inclusão Social do Banco, Elvio Gaspar.

Os municípios são os responsáveis legais pela política de resíduos sólidos e têm uma série de obrigações a cumprir, de acordo com a lei 12.305/2010, sancionada em agosto. Entre as obrigações, está a elaboração de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos num prazo de dois anos e a eliminação por completo dos lixões até 2014.

Para auxiliá-los nesse esforço e ao mesmo tempo prover capilaridade à sua atuação, o BNDES estimulará as prefeituras a apresentar projetos globais, que envolvam a coleta seletiva de todo o território municipal e que contemplem todas as cooperativas de catadores do município (em vez de apoiar projetos isolados).

A iniciativa terá inicio pelas cidades-sede, mas o objetivo é que a experiência seja replicada, posteriormente, em outros municípios de grande e médio porte. “Focamos nas cidades da Copa porque o evento tem o poder de organizar as prioridades das cidades e dos estados e acelera o processo de decisão”, avaliou Gaspar.


Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=41&cod=10749672&indice=0

Um comentário:

  1. Aproveitando o evento que acontecerá em 2014, o banco BNDES esta apoiando os projetos de coleta seletiva e reciclagem. Isso quer dizer que atyé a compa de 2014 o Brasil terá investido muito em sustentabilidade, para que os municipios cumpram com as novas leis que citam um plano de gestão de resíduos sólidos e eliminação dos Lixões.

    Mesmo que o foco seja as cidades onde acontecerão os jogos das Copa, é de grande importância que essa atitude de coleta seletiva e reciclagem seja coloca em prática o quanto antes, pois a quantidade de lixo gerada pelas pessoas crescem a cada dia.

    ResponderExcluir